quarta-feira, 12 de novembro de 2008


Segredos da fórmula de Skol


Todos já devem ter assistido pelo menos uma vez, o VT lançado em rede nacional da nova campanha da Skol. A campanha começa uma série de anúncios que pretendem mostrar para os consumidores, a fórmula da Skol.


"A nova campanha salienta as principais características da marca: tem uma linguagem jovem, é irreverente e bem-humorada. Reforça que não importa qual é o segredo de Skol, o que importa é que ela é a única que desce redondo”, afirma Marcel Marcondes, gerente de marketing da Skol.


No Vt, intitulado “Saturno”, a história começa com um cara que invade a fábrica de Skol, narrando em primeira pessoa como tudo começou. Há 100 anos, uma nave espacial caiu na Terra. Um fazendeiro que estava de passagem pelo local ajudou os extraterrestres e, como recompensa, ganhou uma misteriosa água redonda com uma fórmula secreta – o código redondo. Usando o código redondo, o homem só pôde produzir um copo da cerveja redonda. Foi seu bisneto que descobriu que havia mais coisas naquele presente. Aquela água redonda vinha dos anéis redondos de Saturno. E os saturnianos, eternamente gratos pela ajuda do fazendeiro, passaram a entregar, secretamente, suprimentos da água redonda na fábrica da cerveja redonda. Foi assim que Skol passou a ser produzida. Mas, no momento em que o consumidor consegue chegar, finalmente, na fórmula secreta, um extraterrestre, guardião do código redondo, surge em sua frente e o elimina, declarando: “iu, iu, iu, o terráqueo abduziu”.


A primeira vez que assisti a propaganda, estava na sala de TV do Campus, com mais ou menos uns 35 jovens assistindo o programa de Esporte “Globo esporte”, então no intervalo foi veiculado o vídeo. No começo os comentários e a expectativa eram grande, ninguém sabia do que se tratava. Comentários do tipo; “Nossa que da hora”, “olha que propaganda massa” e também comecei a esperar um grande desfecho para todo aquele cenário esplêndido.
Quando pra minha tristeza, e decepção. O comercial termina com um etzinho aparecendo na frente da câmera, e falando; “iu, iu, iu, o terráqueo abduziu”.


Todos na sala acharam horrível o final, e frases do tipo; “Que podre”, “ridículo”, Sem graça”, Nada a ver” e risadinhas irônicas mostravam o efeito que o comercial gerou naqueles jovens.
A idéia de deixar um certo mistério, para as próximas peças ou VTs, é maravilhosa. Porém começar uma campanha, com um final tão ridículo como esse, talvez coloque em risco todo um planejamento e criação.


Quanto a qualidade, da cerveja Skol. Simplesmente indiscutível. Mas, eu, como consumidor nunca tinha me perguntado o que será que tem na fórmula da Skol. Então, como eu nunca tive essa dúvida fica claro que nunca precisaria de uma resposta para essa.


Que a Skol, vai continuar sendo uma das melhores cervejas do Brasil, isso será inevitável. Volto a esclarecer que a minha opinião não é verdade absoluta, mas eu achei essa propaganda uma............. “Iu, iu, iu, outro terráqueo abduziu”.



Jonhnes Carvalho – Engenheiro Coelho / SP WWW.jonhnescarvalho.blogspot.com


Nenhum comentário: