sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Maior jogo on-line do mundo, 'World of warcraft' ganha nova expansão

John Lagrave, produtor da Activision Blizzard, empresa responsável por 'World of warcraft' (Foto: Eric Piermont/AFP)

O território virtual com mais de 11 milhões de habitantes fica um pouco maior a partir desta quinta (12). "World of warcraft", jogo on-line mais popular do mundo, ganha a expansão "Wrath of the lich king", pacote que chega a lojas de Europa e Estados Unidos a US$ 39,99 (PC e Mac).
O episódio é considerado o "próximo grande capítulo" na história de Azeroth, o universo de fantasia baseado na temática dos RPGs medievais.


Lançado em novembro de 2004, "World of warcraft" foi o jogo de PC mais vendido no mundo em 2005 e 2006. Em 2007 ficou atrás apenas de "The burning crusade", que tem o recorde de "vendas rápidas": 2,4 milhões de unidades nas primeiras 24 horas nas lojas. Detalhe: "The burning crusade" é uma expansão de... "World of warcraft".
Mundo à parte


Em "World of Warcraft" o jogador cria seu personagem, definindo visual, atributos físicos e habilidades. Ele também escolhe entre oito raças, divididas em duas facções: Aliança (bem) e Horda (mal).


"Não é um jogo, é um mundo. Um mundo on-line em evolução, com mitos e magia", diz a produtora Blizzard. A história de "Lich king" se situa quatro anos depois do pacote de expansão anterior ("The burning crusade").


A "jogabilidade" também será afetada. Os personagens agora poderão chegar ao nível 80 de poder (10 níveis a mais do que o permitido atualmente), e uma nova raça de heróis entrará em campo - os Deathknights.



Fonte: G1 Notícias – http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL859975-6174,00-MAIOR+JOGO+ONLINE+DO+MUNDO+WORLD+OF+WARCRAFT+GANHA+NOVA+EXPANSAO.html


Minha opinião:
A publicidade, a cada dia vai encontrando novos desafios. Como se interagir com 11milhões de players, de maneira com que as mensagens publicitárias não tirem a essência do jogo, e ainda assim traga bons resultados para o anunciante?


O que se sabe, é que boa parte desses players, dedicam boas horas, para ficarem mais forte e evoluírem no “mundo” do jogo. Então, uma mensagem bem passada, pode atingir mundialmente consumidores em potencial de vários produtos, e pela quantidade de vezes que o player ver essa mensagem, irá gerar algum sentimento nele. Qual sentimento? Não sei. Nunca vi nenhuma propaganda nos RPG´s on-line que joguei.


Interagir a marca com o consumidor, é a coisa mais linda da publicidade. Quem estiver disposto a encarar esse desafio, com certeza irá desembolsar uma boa grana. Mas com certeza, pode conseguir um posicionamento muito bom na mente desses consumidores.
Quem se arrisca?



Jonhnes Carvalho – Engenheiro Coelho / SP WWW.jonhnescarvalho.blogspot.com



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