terça-feira, 1 de junho de 2010

Copa do Mundo não é informação é experiência.


      
Semana passada tive oportunidade de participar de uma jornada intensa de trabalho. A faculdade aonde estou me formando todos os anos tira os alunos das confortáveis cadeiras de sala de aula e os colocam em horas intensas de trabalho e aprendizado, por aqui nós chamamos essa semana de Jornada de Comunicação.
Esse ano foi à terceira vez que participei, porém com um incentivo a mais. O tema foi web 2.0 e os alunos foram desafiados à criarem um blog/site de notícias sobre a Copa do Mundo. Divididos os grupos, dada a largada e lá vamos nós.
No começo da semana, enquanto as idéias pipocavam em uma sessão de brainstorm, me fiz uma pergunta;
Se na internet já existem milhares de bons sites de notícias relacionados à copa do mundo, por que criar mais um?
Comecei a refletir sobre o real sentido da copa do mundo para os brasileiros, e não precisei de muitas horas para ter certeza que a minoria dos brasileiros realmente vão à copa, a maioria assiste em barzinhos, churrascos, telões alugados em família, internet e etc... Cada um tem a sua experiência real com o futebol e a seleção brasileira nessa época, mas a última coisa que pensam na hora do jogo é de estarem mais informados sobre o assunto do que já estão.
Ao começar a produzir o trabalho, busquei fortalecer três pontos que gostaria de compartilhar com vocês;
1ª Não podemos criar mais um blog de notícias: Na internet já existem mais de 18.100.00 páginas de notícias sobre copa do mundo, então a linha editorial deve caminhar junto e transparecer um ponto de vista diferente e ousado, fatores esses que irão diferenciar um blog novo dos outros milhares que já existem.
2ª A linha editorial deve ser diferenciada: Criar um blog para colar matérias e linkar fontes nas postagens qualquer pessoa pode fazer. Se você não sabe, os passos são esses; Crie um blog no http://www.blogger.com/, agora aperte control C na página de notícias e vá no seu blog e aperte control+V. Para não ser processado, crie uma frase no final do e-mail seguindo esse exemplo;
Fonte: lalalalalalalalallaalalalalal [ e insira o link de onde você pegou a notícia, se ficar azul é porque deu certo.]
Agora se for para criar um blog diferenciado, é melhor que você leia as notícias, reescreva com suas palavras, mas coloque a fonte do mesmo jeito.
3ª Copa do Mundo não é informação é experiência: O que vai fazer com que uma pessoa que acessa a muitos anos um site de notícias o troque por um site novo que também irá falar sobre copa do mundo? Nada. As mulheres irão continuar acessando os seus sites e lendo sobre copa do mundo neles, os rapazes e moças também irão continuar. Tudo isso porque esses sites conhecem o seu público alvo e sabem muito bem como lidar com qualquer tema, para que essas pessoas se interessem e leiam as matérias. Nenhuma informação irá conseguir ganhar acessos ao blog por sí mesma. E agora? A jornada se foi? Não.
Copa do mundo é churrasco, é bar, é família, é amizade, é experiência. Então a proposta do meu grupo para o blog foi a de incentivar as pessoas para que vivessem experiências inesquecíveis. Produzimos um manual ( http://www.manualdosquenaoforam.blogspot.com/) com 13 coisas ousadas e criativas que as pessoas poderão fazer durante a copa, e nesse manual incentivamos para que elas curtam situações novas. Situações essas que serão lembradas daqui muito tempo, porque é isso que marca a vida, não é o que você lê e como lê que vai te fazer lembrar dessa copa, é o que você faz e como faz!
No final do trabalho, por uma diferença de 10 pontos o meu grupo não foi campeão, mas levamos o vice. O importante com certeza foi o crescimento, isso não tem viagem ou almoço que irá me dar. Gostaria de agradecer ao curso de Publicidade e Propaganda da Unasp pela oportunidade de mostrar na prática o que adquiri em quatro anos de curso e meio módulo da pós graduação, espero ter respondido a altura as expectativas.
Vivam o melhor da copa, gastem menos tempo na internet lendo e planejem coisas loucas para se fazer entre amigos. Essa copa pode ser diferente para você. Faça mais leia menos. Afinal, Copa do Mundo não é informação, é experiência.


Nenhum comentário: