segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

"Me apaixonei pela pessoa errada"


Uma das fases mais bonitas da vida com certeza é a adolescencia. É nela que vivemos dias maravilhosos, conhecemos pessoas que muitas vezes iremos guardar para o resto da vida, tiramos notas baixas na escola, assistimos filmes no período da tarde, enfim, é nela que muita coisa acontece. E entre essas milhares de coisas maravilhosas, uma das melhores experiências que alguém pode ter, começar a namorar.

Surgem então os primeiros casinhos, para muitos o primeiro beijo, alguns chegam a dizer que estão amando. Juntos o casal de namorados realizam coisas maravilhosas, parece que tanto amor nunca vai terminar. Mas, como todos já sabem, esses namoros geralmente não duram para sempre.

Por uma causa ou por outra, eles terminam, então vem aquelas fases de tristeza, músicas românticas, chocolate e muitas lágrimas. E dependendo da razão do término do namoro, o ex-casal nunca mais se fala, e nem desejam ver um ao outro.

Por incrível que pareça, muitos consumidores tem uma relação parecida com marcas e empresas. Cada um com a sua razão e necessidade, se aproxima e se apaixona por algum produto. Muitas vezes pela qualidade, beleza da embalagem, preço e muitas vezes por necessidade exclusiva daquele produto ou serviço.

Em 2009, eu comecei um namoro muito bonito com o Grupo Meio & Mensagem. Como todo bom comunicador, sempre entrava no site para acompanhar notícias e para saber como anda o badalado mundo da publicidade e do marketing. A relação foi ficando séria, até que resolvi colocar aliança e me cadastrei no site e comecei a assinar a newletter de notícias.

Era tudo o que eu queria, todos os dias já pela madrugada, eu recebia o newsletter com informações muito importantes para o meu conhecimento e atualização. Se passou um ano de namoro até que resolvi assumir um relacionamento mais sério com o informativo.

Ao chegar um e-mail mkt com uma super promoção. Ao invés de pagar os R$365 reais de taxa anual, eu iria pagar somente R$284 em quatro vezes e ainda receberia o anuário de criação das principais agências do Brasil. Que lindo, era tudo o que eu queria naquele momento.

Entrei no site, fiz o pedido e para a minha surpresa comecei a conhecer um lado que até então não conhecia do Meio & Mensagem. Depois que eu fiz o pedido esperei uma duas semanas para ver se chegava algum e-mail ou mensagem de confirmação de compra, mas a espera não passava de uma besteira.

Os e-mails não eram respondidos, até que eu resolvi ligar para o Meio & Mensagem para saber o que tinha acontecido. A menina do suposto "Call Center" me atendeu muito mal, e para seguir todos os passos de como irritar um consumidor, começou a fazer perguntas ridículas, até que por uma iluminação ela me falou que o cartão que eu tinha tentado passar estava com problema.

Ok, só isso? eu perguntei. Ela respondeu que sim. Troquei de cartão, passei os dados de novo, e agora já estava até contando os dias para receber o primeiro exemplar e o tão esperado anúário de criação, mas quem disse que chegou alguma coisa. Como um adolescente chateado, resolvi manda um e-mail perguntando o que tinha acontecido, mas eles parecem que fazem questão de tratar muito mal o consumidor.

Então recebi um email com um boleto no valor de R$294 que deveria ser pago de uma vez, daí a coisa começou a fica muito feia, pois eu tinha feito a compra em quatro vezes. Então enviei um email para a Adriana Silva. Ela teve a capacidade de me falar que as compras em boleto só daria pra pagar somente em uma parcela, mas ela não entendeu que eu fiz a compra em 4 vezes. Então eu enviei vários emails explicando como que eu queria que a compra fosse feita, mas nada de uma resposta concreta, a situação só se arrastava para um lado muito ruim.

Ela pediu para que passasse os dados novamente, eu passei, e dois dias depois enviei um email perguntando se a operadora tinha aprovado a compra, afinal o cartão era da minha mãe, e não tinha como ter erro já que o cartão tem um crédito muito bom, mas como sempre, nada...

Depois de quase 2 meses tentando assinar o jornal, eu resolvi desistir. A chateação era total, e como gosto muito de publicidade, sou obrigado a ler todos os dias o newsletter do Meio & Mensagem, mas é como se estivesse beijando alguém que eu odeio.

Fiquei impressionado em pensar em como um jornal que todos os dias enchem as páginas falando de atendimento ao consumidor, mostram cases de sucessos de empresas que tratam o consumidor de maneira responsável, sendo que eles próprios não fazem isso nem de longe.

Eu posso ser um caso isolado, mas gostaria de perguntar para a Adriana Silva e para a Ana Paula Oliveira se elas nunca leram pelo menos uma página da revista sobre publicidade que no final das contas paga o salário delas. Será que o senhor Marcelo Salles nunca deu pelo menos uma folhinha explicando para as atendentes em como tratar bem o consumidor?

Marcelo, vocês deveriam ser um exemplo em como tratar bem o consumidor, e não um exemplo de tudo que não se deve fazer.

O engraçado é que o cartão que não passou o jornal, duas semanas depois passou uma compra no valor de R$1200 reais e ainda comprou a vista um celular no valor de R$350 reais, mas alguma coisa sobrenatural aconteceu, que não passou o jornal. Mas, o que se notou foi a falta de interesse do Grupo Meio e Mensagem de efetuar a venda, eles devem lucrar milhares de reais com matérias e propagandas, por isso devem ter esquecido de como tratar bem os consumidores.

Mas é assim mesmo, fica as minhas palmas para a Ana Paula Oliveira e para a Adriana Silva, e gostaria de dizer que de um jeito ou de outro esse "Case de Sucesso" chegará as mãos do Marcelo, espero que ele não rasgue e jogue no lixo.

E pior do que terminar um namoro, é ter que ver todos os dias a cara do ex, ficar com norjo mas se obrigado a dar oi, infelizmente tenho que passar por isso todos os dias.

Bom se por algum alguma razão, que com certeza eu daria muitas, o senhor Marcelo Salles chegar a ler esse post fica o meu email para contato: thejonhness@gmail.com

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