domingo, 1 de março de 2009

Cuide bem do consumidor!


Aos 13 anos minha mãe me matriculou em uma escola de música, para fazer piano. Devido a vários fatores, passados alguns anos parei de fazer o curso. Mas me apaixonei por música, tanto é que hoje toco violão e também já fui Dj profissional.

Esses dias me veio a memória uma canção acho que da banda Paralamas do Sucesso, o refrão da música é assim; “Cuide bem do seu amor, seja quem ele for”.

Nessas férias eu participei de uma campanha estudantil, o objetivo principal é que os alunos adquiram pontos para a sua bolsa de estudos e assim voltem para a faculdade. Os alunos conseguem os pontos vendendo literaturas sobre saúde. É uma campanha muito interessante e que dá muito certo, pois vários alunos pagam a faculdade com esse projeto.

Eu fui pra cidade de Guarapuava no Paraná, e lá além de aprender muita coisa sobre marketing eu vivi na pele como o consumidor reage a certas situações.

No bairro em que eu trabalhei, tinha um restaurante que ficava ao lado de um posto de gasolina. Ali, vários caminhoneiros paravam para almoçar e o restaurante até tinha bastante movimento. Resolvi almoçar ali, o meu objetivo era de comer ali durante um mês isso almoçando 5 vezes por semana.

Vamos fazer uma continha rápida:
Valor da refeição R$ 6,00 ( Multiplicado pelos dias em que iria almoçar lá ) 20 dias, equação. VFxDT=Resultado
6x20= R$ 120 reais, isso se eu não tomasse nenhum refrigerante ou até comprasse uma bala ou doce.

No primeiro dia em que almocei ali fui atendido pelo dono do restaurante, no segundo e terceiro dia também. Aconteceu que no quarto dia, fui atendido pela filha do dono. Essa por sinal devia ter brigado com o namorado ou com alguém, porque me atendeu muito mal humorada. Pra piorar a situação, naquele dia o cardápio tinha carne de porco como alimento especial, eu como não gosto de carne suína perguntei se ela podia me fazer um ovo, ou um bife a resposta foi simples; Não!


Já fiquei descontente com essa falta gravíssima que ela tinha feito comigo, já que eu era o cliente naquele momento. Mas tudo bem, naquela semana voltei lá e novamente fui atendido pela filha do dono. O local era pequeno e tinha 3 mesas para 4 lugares e 2 mesas para 2 lugares e 1 mesa no meio do restaurante para 1 lugar. Eu odiava a mesa de 1 lugar e como estava muito cansado sentei na mesa de 4 lugares, e já pensei “vou almoçar rápido pra não ficar nessa mesa”. Sentei na mesa, me aconcheguei lá nossa, que lugar maravilho. Depois de andar muito eu iria poder descansar em um lugar legal mas quando tudo estava tranqüilo a menina voltou e falou para mim sentar justamente na mesa de 1 lugar, ela foi totalmente imperativa e eu fiquei até sem graça de continuar na mesa em que estava.


O restaurante estava vazio mas ela já queria me colocar na mesa que eu odiava. O restaurante mais perto Dalí ficava a umas 5 quadras e era 4 reais mais caro que ali. Andar até lá seria muito desconfortável já que eu iria trabalhar a tarde inteira, mas eu não agüentei e decidi cancelar o pedido ali e ir para o outro restaurante.


Chegando lá sentei em uma mesa de 4 lugares, fui muito bem atendido, nesse restaurante eu podia me servir a vontade e o dono ainda me deu um desconto de 7 reais, além de um copo de suco de laranja. Bingo! O dono do restaurante leu todos os livros de Kotler e Cia e sabia que ele tinha que fazer o consumidor ter prazer em comer ali, certamente ele nunca ouviu falar de Kotler... Mas ele fazia naturalmente o que as empresas devem fazer.


Hoje, a empresa que fizer como que o consumidor se apaixone por ela e fique alegre em gastar o seu dinheiro com os seus produtos, irá se manter e crescer no mercado.
Temos que cuidar muito bem dos nossos consumidores, porque eles não negam energias para trocar de marca ou serviço.


O consumidor moderno, não pode ser contrariado. Nós temos que prestar bons serviços e conquistar sua confiança e a sua amizade.
Finalizando com música, que tal o paralamas trocar a música deles e cantarem uma “especial version”; “ Cuide bem do consumidor, seja quem ele for”.


Talvez se as empresas, prestadoras de serviço, lojas e restaurantes pensassem assim. Iriam ter muito mais clientes fiéis e clientes que iriam gastar muito mais dinheiro com elas.


Dica do jonhnes! Cuide bem do seu consumidor, cuide dele, converse com ele, escute ele. Que você irá atender ele melhor e uma coisa muito importante, vai ganhar mais dinheiro com ele.

Nenhum comentário: