quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Feliz 2009? Você lembrou da crise na virada do ano?


Olá, amigos...
Depois de um longo período sem postar no blog, estamos de volta.
E, convenhamos... que ano é esse, hein? O que esperar de um ano em que todos dizem “as coisas só irão piorar”?

O consumidor perdeu a confiança. Agora ele pensa duas vezes antes de comprar uma frigideira. Até me lembrei de um trabalho da faculdade que participei na matéria “História da Comunicação”... Meu grupo estudou sobre a década de 30 e não precisa ser fissurado em história para saber que aquela foi uma década marcada pela crise mundial. O grande desafio da época era fazer com que o consumidor esquecesse a crise e voltasse às compras.

Muito bem, voltando ao ano de 2009 pergunto a você: o desafio é o mesmo?

Em partes, acredito que sim. Mas vejo que a grande jogada para a fase pós-crise será fazer com que o cliente gaste menos e alcance seus objetivos. Os bonitões das grandes agências terão que impactar o consumidor individualmente. A propaganda em massa já era!

As nossas queridas “Dona Maria” terão que ser estudadas a fio, para que quando forem ao supermercado continuem a comprar. Senão, o maridão irá opinar e elas simplesmente vão concordar com a contenção de gastos. Daí os queridos “Seu João” que tem uma fábrica de doces vão começar a distribuir menos produtos, pois todos concordam que o feijão com arroz é mais importante que o doce de leite!

Um administrador cortador de gastos pode até concordar com isso, mas eu não. Feijão e arroz são produtos que simplesmente saciam a fome da dona Maria, mas não a fazem sentir tão bem e feliz como o doce de leite, que toda vez que come se lembra de quão bom era o tempo que ela vivia na roça.

Opa, bingo! Com um simples doce de leite eu posso fazer a dona Maria sentir-se feliz novamente! Se a dona Maria não for diabética, ótimo! Mas como saber se a dona Maria é diabética? Eis o desafio. Mas se a dona Maria ficar feliz pelo menos por um tempo, vai esquecer a crise? Sim! Vai consumir? Sim!!!

Oba! Vamos sair distribuindo doce de leite do “Seu João” pra cima e pra baixo!!!

Também não, né?! Temos que estudar os nossos queridos consumidores, para que esses sintam necessidade em consumir produtos que os fazem sentir-se felizes, ou seja, o Jonhnes tem que pôr na cabeça que por mais que a faculdade seja cara e que ele deve economizar, não pode parar de gastar dinheiro com produtos que não são necessários para a sobrevivência, mas que são necessários para que ele continue sendo o mesmo Jonhnes que era antes da crise explodir. Deu pra entender?

Exemplo: no começo do mês gastei R$ 199,00 com a compra de um skate. Comprar um skate em plena crise? Sim, porque para mim isso foi um investimento e nada pode pagar a satisfação de andar de skate e das lembranças que tenho da época que comecei a andar. Entendeu? As pessoas continuarão comprando doces e skates se esses produtos as fizerem felizes.

Quem via o consumidor com cifrões nos olhos, simplesmente precisa trocar de lentes e começar a ver o sentimento por certos produtos. É preciso impactar o consumidor de maneira individual.

Voltando as boas vindas... É muito bom voltar a postar matérias aqui no blog. Meu desejo é que o conteúdo seja relevante ao seu conhecimento. E que venha 2009 com crise e tudo! Iremos superar tudo isso, eu garanto!


Jonhnes Carvalho - Engenheiro Coelho / SP . 25Fevereiro #009


Corrigido por Thiago Campossano

Nenhum comentário: